Aconteceu no dia 04 de dezembro de 2010, na Catedral Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional-TO, a Ordenação Diaconal de MARCIO ALVES PEREIRA, por imposição das mãos de Dom Romualdo Matias - M.D. Bispo Diocesano da Diocese de Porto Nacional - TO.
Foi um grande acontecimento na vida de Marcio e, também, para a Comunidade da Paróquia São João Batista de Paranã-TO, que o acolhe desde o mês de fevereiro de 2010 para uma experiência pastoral e missionária. Estiveram presentes 104 representantes da Paróquia, o que muita alegria trouxe ao Marcio, ao Pároco Monsenhor Jones e ao Sr. Bispo, que teceu muitos elogios a esta presença significativa. Na oportunidade, o Exmo. Sr. Bispo Dom Romualdo anunciou que, a partir de 1º de janeiro de 2011, o Diácono Marcio Alves Pereira será o novo Administrador Paroquial da Paróquia São João Batista (Paranã-TO).
O tema escolhido pelo Diácono Marcio foi: "Em tudo amar e servir" (Santa Terezinha) e, nesta oportunidade transcrevemos o discurso do Neo-Diácono:
"Exmo. Revmo. Dom Romualdo Mathias
Revmo. Monsenhor Jones Ronaldo Pedreira, pelo qual saúdo todo o querido Presbitério e Irmãos Diáconos desta amada Diocese.
Exma. Sra. Edmée de Cássia – M. D. Prefeita Municipal de Paranã , pela qual saúdo todas as Autoridades Civis aqui presentes.
Irmãos e Irmãs em Cristo, povo amado desta Diocese, em especial meus queridos paranãenses:
Depois de uma grande caminhada e muitas dificuldades e o apoio de pessoas muito especiais que durante todos esses anos me deram forças para chegar até aqui, estou recebendo a ordem do diaconato distante dos meus familiares e o mesmo tempo perto em oração.
Gostaria de citar o nome de cada pessoa que passou por mim, porem não é possível, foram jovens, crianças e idosos que fizeram da minha vida uma grande busca, me fizeram buscar o amor aos mais humildes, aos irmãos carentes de uma palavra amiga, de um sorriso e até de um abraço sincero.
Momentos pelos quais jamais me esquecerei, foi a acolhida em Paraná, o carinho e a confiança do Monsenhor Jones e cada membro da paróquia São João Batista, o apoio do Sr Bispo, do amigo e Diácono Heldeir e de todo o clero desta Diocese de Porto Nacional, que se tornaram mais que companheiros, de fato muito mais amigos. Exalto, sem titubear, a simplicidade desse povo tão amado, o tocantinense é, de fato, agraciado por Deus, pois sabe acolher como ninguém a um pobre servo de lugar tão distante.
Nesse momento, até me faltam palavras para elucidar a minha felicidade, tenham certeza que sempre levarei comigo onde quer que Deus me encaminhe o sorriso de cada um, na sua simplicidade, generosidade, na igualdade. Estarei a serviço da Santa Igreja e prometo lutar sempre pela paz e pela justiça. Estou disposto a anunciar ao Evangelho, pois nele se encontra o que define o meu desejo e a minha vocação.
“Em tudo amar e servir”, é mais que um lema para esta minha Ordenação Diaconal, sem sombra de dúvidas, é um compromisso que assumo na presença de todos, sobretudo diante do meu Povo de Paranã, a quem, faço minhas as palavras da Professora Ana Maria: “Eu amo Paranã a minha terra natal, pela simplicidade e a beleza natural”. Como é bela a minha Paranã, a minha gente que se torna a minha família aqui presente.
A todos o meu sincero carinho e que Deus nos abençoe."]
Diácono MARCIO ALVES PEREIRA
Fotos: Jefferson Almeida e Cassio
Texto: Tino Rodrigues